Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Quem ganha ?!

quem ganha a eleição aecio ou dilma?No segundo dia após as urnas de todo o país proclamarem a necessidade de um segundo turno para que seja eleito o presidente do Brasil, por mais quatro anos, Dilma busca recompor sua base de apoio, voto a voto, com alegrias, como a declaração de voto do deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), e decepções, como a possível defecção do senador eleito Romário (PSB-RJ) para o adversário Aécio Neves (PSDB).
Caso consiga passar pela barreira do próximo dia 26 e seguir por mais quatro anos como inquilina do Palácio do Planalto, Dilma terá uma vida mais fácil no Parlamento, com a formação da maioria absoluta de cadeiras na Câmara (50% mais um, ou mais de 257 votos) nas eleições de domingo. Juntos, os partidos da base aliada elegeram 304 deputados federais.
Na outra ponta, a coligação de Aécio Neves (PSDB) no primeiro turno elegeu 128 deputados. Ainda que PSB de Marina Silva apoie, em peso, Aécio Neves no segundo turno e um eventual governo tucano, sua base parlamentar chegaria a 180 deputados.
Mas a realidade está longe disso. Nesta manhã, a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), uma das coordenadoras da campanha de Marina Silva à Presidência, propôs que o PSB libere o voto de seus filiados no segundo turno das eleições. O partido resolverá a questão ainda esta semana, mas Marina já sinalizou que pode declarar apoio ao tucano Aécio Neves.
– Há grupos no partido que querem Aécio Neves, outros que pretendem apoiar a Dilma. Tomar uma posição única seria ruim, dividiria o partido. O melhor seria liberar para que cada militante, filiado ou dirigente, possa tomar a sua decisão – pondera a ex-prefeita de São Paulo.
Caso prevaleça a sugestão, Erundina pretende manter-se neutra, sem declarar voto ao tucano ou à petista.
– Nós temos que ser minimamente coerentes. Sem o que, não vale a pena. Nem Aécio nem Dilma. Nós não dissemos o tempo inteiro, na campanha, que queríamos mudança? Não propúnhamos o tempo inteiro o fim da polarização? – interroga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário